terça-feira, 7 de agosto de 2012


Relato do projeto: Conhecendo melhor as regiões do Brasil e suas características.



Projeto apresentado para uma melhor interação dos discentes no uso das novas tecnologias de comunicação e informação como mais um recurso pedagógico que visa à melhoria do ensino/aprendizagem.

O projeto “Conhecendo melhor as regiões do Brasil e suas características.” visou fazer com que os alunos tivessem maior conhecimento sobre cada região brasileira, suas diversidades naturais e sociais.

O projeto foi desenvolvido numa turma de 5º ano, na disciplina de Geografia, buscando mudar a rotina de sala de aula, que se restringia ao uso do livro didático e o quadro branco. Como estamos vivendo na era da informação, desejamos oferecer aos alunos novas fontes e pesquisas e conhecimentos. O projeto veio buscar esta interação novas tecnologias, informação, conhecimento e por fim o mais importante o aprendizado.

Como atividade principal, o projeto visou que os alunos buscassem mais informações fora da sala de aula utilizando-se das tecnologias de informação, mais especificamente da internet na sala de informática da própria escola, utilizando dos softwares já contidos nos computadores, bem como na própria internet.

Este trabalho fez com que os alunos aprendessem e compreendessem melhor sobre o Brasil, suas regiões e seus aspectos físicos e sociais, pois se sentiu que era necessário que os alunos tivessem informações mais abrangentes sobre o país em que vivem, assim tornassem cidadãos críticos e participativos da sociedade.

O desenvolvimento do projeto deu-se em etapas definidas: primeiramente foi apresentado o projeto aos alunos, debatendo suas etapas e trabalhos a serem desenvolvidas. Em segundo foi trabalhado o conteúdo na sala de aula, a partir do livro didático com apresentação de mapas e conceitos sobre as regiões brasileiras. Em terceiro foi feito um trabalho de pesquisa na sala de informática. Com pesquisas de características únicas de cada região, como: população, área, número de estados, maiores em menores regiões em extensão e população, entre outros temas. Depois se observou mapas já contidos no próprio software do computador.
Noutro momento foi desenvolvido uma apresentação de vídeos de cada região brasileira, apresentando seus aspectos físicos e sociais. Por último foi confeccionado um quebra cabeça com o mapa do Brasil.

O desenvolvimento deste projeto serviu principalmente para descobrirmos o quanto é importante incluir os recursos tecnológicos em nossa metodologia na prática educativa diária, e mais principalmente o quanto é gratificante e interessante para os alunos estar em contato com o computador. Descobrimos que alguns ainda não tinham tido a oportunidade de manusear um computador, e esta experiência para eles foi maravilhosa, assim como para nós professores que crescemos muito mais em conhecimento e melhoria da nossa prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário