PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA
CONHECENDO
MELHOR AS REGIÕES DO BRASIL E SUAS CARACTERISTICAS
OBJETIVOS
ESPECIFICOS
- Reconhecer como os sistemas naturais e humanos formam os espaços e as estruturas que compõem uma totalidade.
- Diferenciar as principais características existentes nas cinco regiões do Brasil.
- Reconhecer e valorizar a diversidade cultural existente no Brasil. Favorecendo assim, o respeito as crenças, credos e valores.
DURAÇÃO
DAS ATIVIDADES
5 aulas de aproximadamente 50 minutos.
PUBLICO ALVO:
Aluno do 5º ano do ensino fundamental
CONHECIMENTOS
PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
Ter noção em pesquisa em internet; conhecimentos
básicos em power point e editor de texto (hipertexto).
ESTRATÉGIAS
E RECURSOS DA AULA
Aula 1 – Uma roda de conversa para saber quais as
impressões e quais os conhecimentos prévios os alunos possuem sobre a divisão
regional brasileira e suas características. Depois desta conversa iniciaremos a
divisão da turma em cinco grupos. Cada grupo representará uma região do Brasil
(escolhido por sorteio) e deverá realizar uma pesquisa sobre as seguintes
temáticas:
- Aspectos físicos (clima, hidrografia, vegetação, etc)
- Economia e turismo: principais fontes de riqueza e principais pontos turísticos.
- Manifestações folclóricas (festas, músicas, danças, comidas, etc)
Aula 2 – No laboratório de informática, os alunos
farão a leitura de uma apresentação em slide com um texto multimídia, que os
ajudarão a conhecer um pouco mais sobre as regiões do Brasil, e iniciarão a
pesquisa na internet sobre a região pela qual seu grupo é responsável, buscando
informações e imagens para a produção de uma atividade em slide para uma
apresentação.
Aula 3 – Reunidos em grupo, será feita a produção
dos slides com as imagens e as informações obtidas na pesquisa feita na
internet. Nestes slides deverão conter as seguintes informações:
- Aspectos físicos (clima, hidrografia, vegetação)
- Economia e turismo: principais fontes de riqueza e principais pontos turísticos.
- Principais manifestações folclóricas: festas, músicas, danças, comidas, típicas da região.
- Modo de vida da população (principais características: modo de falar, vestir, etc)
Aula 4 – Apresentação dos slides: Faremos uma
apresentação dos trabalhos realizados na sala de informática da escola.
Aula 5 – Finalização do trabalho: depois de uma
roda de conversa, no laboratório de informática, os alunos desenvolverão
algumas atividades com o uso do computador, assim farão a montagem de um quebra
cabeça das regiões, além de responderem a perguntas online sobre as regiões e
as capitais do Brasil, (ainda em grupo) farão a produção de um hipertexto
contanto suas impressões sobre o trabalho e o que aprenderam sobre a região
sobre qual pesquisaram. Eles utilizaram do editor de texto e, imagens da
internet para a criação de um hipertexto.
RECURSOS
COMPLEMENTARES
Computadores,
data show
SITES
VISITADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário