segunda-feira, 6 de agosto de 2012


PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA

CONHECENDO MELHOR AS REGIÕES DO BRASIL E SUAS CARACTERISTICAS

 
OBJETIVOS ESPECIFICOS
 
  • Reconhecer como os sistemas naturais e humanos formam os espaços e as estruturas que compõem uma totalidade.
  • Diferenciar as principais características existentes nas cinco regiões do Brasil.
  • Reconhecer e valorizar a diversidade cultural existente no Brasil. Favorecendo assim, o respeito as crenças, credos e valores.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
5 aulas   de aproximadamente 50 minutos.
PUBLICO ALVO:
Aluno do 5º ano do ensino fundamental

CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
Ter noção em pesquisa em internet; conhecimentos básicos em power point e editor de texto (hipertexto).

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA

Aula 1 – Uma roda de conversa para saber quais as impressões e quais os conhecimentos prévios os alunos possuem sobre a divisão regional brasileira e suas características. Depois desta conversa iniciaremos a divisão da turma em cinco grupos. Cada grupo representará uma região do Brasil (escolhido por sorteio) e deverá realizar uma pesquisa sobre as seguintes temáticas:
  • Aspectos físicos (clima, hidrografia, vegetação, etc)
  • Economia e turismo: principais fontes de riqueza e principais pontos turísticos.
  • Manifestações folclóricas (festas, músicas, danças, comidas, etc)
Aula 2 – No laboratório de informática, os alunos farão a leitura de uma apresentação em slide com um texto multimídia, que os ajudarão a conhecer um pouco mais sobre as regiões do Brasil, e iniciarão a pesquisa na internet sobre a região pela qual seu grupo é responsável, buscando informações e imagens para a produção de uma atividade em slide para uma apresentação.
Aula 3 – Reunidos em grupo, será feita a produção dos slides com as imagens e as informações obtidas na pesquisa feita na internet. Nestes slides deverão conter as seguintes informações: 
  • Aspectos físicos (clima, hidrografia, vegetação)
  • Economia e turismo: principais fontes de riqueza e principais pontos turísticos.
  • Principais manifestações folclóricas: festas, músicas, danças, comidas, típicas da região.
  • Modo de vida da população (principais características: modo de falar, vestir, etc) 

Aula 4 – Apresentação dos slides: Faremos uma apresentação dos trabalhos realizados na sala de informática da escola.
Aula 5 – Finalização do trabalho: depois de uma roda de conversa, no laboratório de informática, os alunos desenvolverão algumas atividades com o uso do computador, assim farão a montagem de um quebra cabeça das regiões, além de responderem a perguntas online sobre as regiões e as capitais do Brasil, (ainda em grupo) farão a produção de um hipertexto contanto suas impressões sobre o trabalho e o que aprenderam sobre a região sobre qual pesquisaram. Eles utilizaram do editor de texto e, imagens da internet para a criação de um hipertexto.

RECURSOS COMPLEMENTARES
Computadores, data show

SITES VISITADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário