LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE
MÍDIA-EDUCAÇÃO
No texto de
Silvio Costa Pereira, que mapeou atividades de mídias educacionais
desenvolvidas em escolas na cidade de Florianópolis, ele concluiu que apesar da
quantidade de ferramentas educacionais(mídias) disponíveis para os professores
trabalharem, falta formação suficiente ou adequada aos profissionais para
usarem tais ferramentas.
Muitos
professores ainda se assustam e optam por se excluírem por medo de serem
substituídos ou mesmo passar vexame frente seus alunos, que conhecem e
manuseiam os recursos tecnológicos sem qualquer dificuldade.
Vemos
atualmente que os alunos têm ao seu dispor diversas mídias como celulares,
máquinas fotográficas, acesso a internet em casa ou mesmo na escola, mas
professores não se dão conta de que podem usá-los no aprendizado dos alunos,
muitas vezes por falta de pratica ou mesmo não sabem atuar com essas
tecnologias.
Vemos assim
que o uso das tecnologias como aliadas ao processo de ensino e aprendizado,
tende a resgatar a motivação e dar maior dinamismo ao ato de ensinar, trazendo resultados
positivos na aprendizagem. No entanto é preciso entender que não basta o aluno
ser apresentado ao laboratório de informática e usá-lo com lan house sem
qualquer preparo ou mesmo, planejamento por parte do professor. É preciso antes
de qualquer coisa preparo e também a sensibilidade de associar os recursos que
a escola ou mesmo os alunos oferecem e direcionar para o ato de ensinar e
aprender.
Nesse sentido,
é importante que os professores repensem sua prática pedagógica, deixando de
lado o tradicional e tenham coragem de promover aulas mais interessantes,
dinâmicas e criativas utilizando as mídias digitais.
Bibliografia:
Texto: Mídia e educação, no contexto
escolar. Disponível no livro do aluno do curso Tecnologias na Educação:
Ensinando e Aprendendo com as TICs.
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